HISTÓRIA DO JU-JITSU E SEU SURGIMENTO EM ANGOLA

Desde o seu aparecimento na terra o homem viu-se na obrigação e necessidade de lutar e se defender contra numerosos perigos. O lema que tem regido esta luta tem sido: “Violência pela violência”. Apenas uma minoria, dotada de certa habilidade e astucia, conseguem enfrentar os adversários, neutralizá-los ou vencê-los mesmo quando são em número superior.A documentação mais antiga até hoje encontrada, relativa a estes combates, está representada nas cenas murais dos antigos túmulos reais egípcios.

Na China e Japão estes documentos surgem paralelamente com os tempos mitológicos no Nakanigav, manuscritos japoneses, viu se como os deuses Kashima e Kadori praticavam torções para submeter os fiéis que lhes desobedeciam.


Mas entre este período (séc. VI) e o regime do Hojo (séc. XII – séc. XIV) não foi organizada qualquer escola com carácter pedagógico. É após este período que os diferentes métodos empregados começaram a sistematizar-se em escolas diversas. Em cada um destas nasce um sistema diferente de defesa e ataque; E assim, apesar dos métodos aplicados pos essas escolas serem similares, para um a qualificação de luta surgem homens como Kempo, Yawara, Kugosoku, Cawiuchi e outros, os quais se basearam em princípios idênticos. Criou-se assim o Ju-jitsu, um desses sistemas, tinha sido introduzido no Japão pelos chinesesChin Gen Pin e Chuan Yuan Pin durante a dinastia chinesa Ming, a prática dessa luta adquire uma importância igual à de formas anteriores de luta durante o período de Tikugawa, no séc. XVII.Conta se que por volta de 1600, Chin gen Pin imaginou algumas torções e golpes perigosos, que tinham como objectivo o afastamento e eliminação do adversário, Chin mudou-se para o actualTókio e vendeu esta arte aos guerreiros Samurais da Casta dos Daimio, à qual tinha sido proibida a utilização de armas. Esses guerreiros, ao serem obrigados a se defenderem desarmados, com a pratica desses golpes e torções, levaram o Ju-jitsu a um alto grau de aperfeiçoamento.


É também de tradição que o médico japonês AkyYamaShirobeiYoshitoky, residente em Nagasaki, partiu à China onde estudou artes de luta sem armas sob ensinamento do chinês TakuTei mestre desta especialidade. Aky aprendeu e admirou o domínio perfeito dos três “Te” (golpes), assim como dos vinte Kussui-ho (formas de ressurreição). Com estes conhecimentos regressou ao Japão e os difundiu. Mas os discípulos descontentes com o escasso número de golpes que dominavam, foram abandonando pouco-a-pouco, perante esta situação Aky retirou-se para Takushi e no templo de Teumangu permaneceu durante cem dias, estudando uma forma de aumentar o número de golpes; após este período conseguiu cento e três.


Um dia em que estava a estudar no interior do templo, chegou à porta e observou um facto que o encheu de admiração: viu, durante umatempestade, como os salgueiros não sustiam a neve que caía nos ramos, mas cediam ao seu peso; no entanto, algumas árvores sustiam a neve por serem mais fortes, embora, depois de um tempo quebrassem estrepitosamente. Durante tal fenômeno deduziu que a flexibilidade – pensou – pode aplicar-se inteiramente ao agir do ser humano. Depois regressou à casa e fundou uma escola que designou por “Joshionryouy” (medula de salgueiro)visto que o seu sistema de combate se baseava na “flexibilidade” do salgueiro. Deduziu a importância do “não se opor a força” mas “ceder perante ela” já que esta era a forma de vencer a resistência com a “não resistência”. Este principio é o que tem guiado e esquematizado a forma de luta e defesa a ele inerente, chamado Ju-jitsu.


Como já dissemos crê se que o Ju-jitsu foi introduzido no Japão pelos chineses; no entanto o seu aperfeiçoamento e progresso deve se ao esforço e tenacidade dos japoneses.Pouco tempo depois e com base nos estudos de Chin Gen Pin e AkyYama o Ju-jitsu adquiriu importância enorme. Cada escola que surgia estava especializada em um ramo específico: umas em torções, outras ainda em luxações, outras em estrangulamentos, etc., mas nenhuma possuía no seu ensino um método completo.


Na época houve, indubitavelmente, circunstancias que favoreceram a expansão da modalidade; entre as principais podemos destacar:


☆ Quando ainda não existiam armas de fogo perdiam-se muitas vezes durante os combates as armas utilizadas, por motivos diversos. Torna-se então imperiosa a necessidade da defesa desarmada.☆ A proibição do uso de armas brancas de grande dimensão embora fosse permitido empregar punhais e armas análogas.


☆ Serem poucos os que possuíam licença de usar armas.Devido a essas circunstâncias, o Ju-jitsu alcançou grande desenvolvimento.Para ensinar os exercícios, a escola de Shi Nos Hiudo, fundada por Yama Moto TabizayeMon e de YoshinRyou, classificaram os mesmos em três grupos:


☆ Shodan aprendizes


☆ Chudan→médios


☆ Jodan→ superiores


YanagiSekiziMinamotoMasatari foi o fundador do TenshonShin-do-Ryu. Nasceu em Mutsukaza, em Seisshin. Dotado de extraordinárias faculdades para práticas de artes militares, com 15 anos foi para Quisto onde durante sete anos estudou Ju-jitsu com o mestre HitotsuyauaGiAribe. Uma vez conseguido o domínio da arte de luta, dedicou-se a percorrer o país enfrentando vários adversários dos quais saiu sempre vitorioso.


Permaneceu alguns anos em Fusatsu, em joshiu, onde, ensinando os seus conhecimentos, atraiu numerosos discípulos, yanagi foi o criados dos actuaisatemis (golpes aplicados à pontos vitais do corpo humano), com os quais conseguiu a arte de causar, como lhe chamou, “a morte aparente”; paralelamente começou a aplicar o “Kwappoy” ou “arte de ressureição”.Fixou o número dos “Te” ou golpes, em cento e vinte e quatro. Finalmente, viajou muito e alcançou tal forma que o numero dos seus discípulos ascendeu a cinco mil.


Após a homogamia dessa escola, houve um largo período de tempo durante o qual o Ju-Jitsu permaneceu no esquecimento.


Foi mais tarde um alemão, Doutor Baelz, professor da universidade de Tóquio que reavivou o interesse pelo Ju-jitsu, criando um grande entusiasmo em todo o Japão.Antigamente haviam vários estilos de Ju-jitsu e cada lutador tinha seu estilo próprio. Por isso o Ju-jitsu era conhecido por vários nomes, tais como: Kumiuchi, aiki-ju.jitsu, koppo, tai-jutsu, gosoku. Oshi-no-mawari, yawara, hade, juntai-jutsu, shubaku e outros.


No fim da era Tokugawa, existiam cerca de 700 estilos de Ju-jitsu, cada estilo com características próprias. Alguns davam mais ênfase às projecções ao solo, torções e estrangulamentos, ao passo que outras enfatizavam golpes traumáticos como socos e chutes. A partir de então, cada estilo deu origem ao desenvolvimento de artes marciais conhecidas actualmente de acordo com as suas características de luta, entre elas o judo, o caraté e o aikido.


Por muito tempo, o Ju-jitsu foi a luta mais praticada em todo o Japão, até o surgimento do judô, em 1882. O Ju-jitsu era tratado como uma das joias mais preciosas do oriente. Era tão importante na sociedade japonesa que chegou a ser – por decreto imperial – proibido de ser ensinado fora do Japão e/ou aos não japoneses, proibição que atravessou os séculos até a primeira metade do século XX. Era considerado crime de lesa-pátria ensiná-lo aos não japoneses. Quem o fizesse era considerado traidor do Japão, condenado à morte, sua família perdia todos os bens que tivesse e sua moradia era incendiada.


Com a introdução da cultura ocidental no Japão, promovida pelo imperador Meiji (1867 – 1912) as artes marciais caíram em relativo desuso em função do advento das armas de fogo, que ofereciam a possibilidade de eliminação rápida do adversário sem esforço de luta corporal. As artes de luta só voltaram a serem valorizadas mais tarde, quando o ocidente também já apreciava esse tipo de arte.


Queremos lembrar que o nome da arte pode ser escritaJiu-Jitsuou simplesmenteJu-Jitsu. Em geral usa se a grafia Jiu-Jitsu quando se refere à modalidade feita no Brasil, desenvolvido pelos irmãos Grecie; que de certo modo é diferente com relação ao Ju-Jitsu japonês, pois, o brasileiro usa mais as chamadas técnicas do chão.


Segundo a sua origem podemos desmembrar a palavra Ju-Jitsu pelas palavras originais japonesas: Ju (flexibilidade, gentil, suave) e Jutsu (arte, caminho, técnica).


A maior diferença entre o estilo tradicional (japonês) e o brasileiro talvez seja o uso de diferentes armas (bukiwaza) e também uma menor utilização da luta no chão no Ju-Jitsu tradicional, sendo que este utiliza também técnicas de controlo como o hojojutsu. Nesta arte também as graduações são diferentes, além de um maior vinculo aos usos e tradições japonesas. A ligação com o mestre é muito forte e são utilizadas com muita frequência expressões e nomes japoneses no tocante as técnicas. No Ju-Jitsu tradicional são utilizadas armas como o tanto(faca), o tambo (bastão), o kubotanou kashinobo(semelhante a uma caneta), atonfa (utilizada pelas forças policiais) o bo(bastão comprido) e a katana, entre outros.


Em Angola, os primeiros passos de Ju-jitsu foram dados pelo Mestre Manuel NsasiyaNdele que criou a academia “Ranger mãe” no bairro petrangol em 1985 e no ano seguinte o Mestre Dinamunito André criou o então CAFAM.


Depois de alguns anos, exatamente em 1993 surgiu a academia San Fonte fundada por Mestre Lukisa Domingos. E gradualmente foram surgindo outras academias como o San II, Nidan, Ranger I e II KakeJecumat, Kodokan, Boshido, Buk Pai, Força pacassa, Okinaju e Escorpião.


Alguns anos depoisforam surgindo tendências de criação de uma Associação. Dum lado o Mestre Dinamunito André juntou algumas academias e foram realizando actividades e entregou um pedido formal para a legalização da sua associação em 1997 intensão que não teve êxito. Doutro lado o Mestre Lukissa Domingos também mostrou intensão da criação de uma associação, juntando 16 academias passou a realizar actividades de competição e demonstração.


Em 2000 as duas alas deram entrada na Direcção Provincial da Juventude e Desportos, pedidos formais para legalização da associação, a Direcção por sua vez, tendo recebido dois pedidos, convocou as duas alas no dia 20 de Junho de 2000, e se constituiu uma única comissão instaladora para a APJJL (Associação Provincial de Ju-jitsu de Luanda), composta por elementos que faziam parte das duas comissões extintas que são:


Dinamunitu André, Lukissa Domingos, André Timoteo Tola, António Vawazola, Luvumbo João Buala, LiesseKabula Afonso, Manuel NsasiyaNdele, DiatezuaSalomao, NzuziNdombaxi Sebastiao, Adriano KissokaLupini e António Pedro Emous que liderou o grupo.


Em 2002 Mestres Lukissa Domingos, André Timoteo Tola, Luvumbo João Buala, MfumuLukoki Simão Vicente e Nzuzimavinga constituíram associações nas províncias de Bengo, Uíge, Zaire, Kuanza Sul, Huila e Malange que daria origem a comissão instaladora para a Federação da modalidade um ano mais tarde.


Em 2005 foram confirmados os Mestres André Timoteo Tola, MfumuLukoki Simão Vicente e Ramos Marinho David Junior como fundadores oficiais da Federação Angolana de Ju-jitsu (FAJUJ) e foi publicado no diário da república no dia 7 de Maio de 2008.

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