Modalidade Jiu-jitsu em desenvolvimento no Luena

 

Luena – Uma modalidade de combate, denominada  Jiu-Jitsu, está a ganhar aderentes no Luena e regista crescimento da sua prática nos últimos anos, nesta cidade, cuja mesma transformou-se no seio da juventude como uma das formas de diversão nos tempos livres.
Segundo uma constatação da Angop, hoje, no Luena, nota-se um certo interesse  das pessoas de se levar avante o crescimento da modalidade, com o objectivo de expandi-la.      
Em declarações à  Angop, o promotor Abel Massanga disse que a criação da modalidade visa expandí-la à todos os amantes existentes na província e ser exercitada para que no futuro haja mais academias e realizar-se um campeonato provincial piloto.
De acordo com o “mestre”, a escola até agora conta com mais de 50 praticantes desta modalidade que “traz paz na alma e na mente, como a própria arte diz Jiu-jitsu, que significa a arte da suavidade”.
O jiu-jitsu é uma arte marcial com origem no Japão, ainda conhecida pelas grafias japonesas, como “suavidade, brandura e a palavra “jitsu”, significa arte técnica.
Esta mesma modalidade é igualmente denominada arte de guerra japonesa. Durante os “combate” utilizam-se “alavancas” e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente de forma tradicional, sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvido.
O núcleo provincial de Jiu-Jitsu foi criado em 2009 e está filiado à associação local dos desportos de combate.

Deixe um comentário